Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF)  realizará uma visita institucional ao projeto Nosso Cacau, localizado no Maioba Pindoba, em Paço do Lumiar/MA. A comitiva será liderada pelo secretário da SAF, Bira do Pindaré, e contará com a presença de seus adjuntos Ricarte Almeida (Organização da Produção), Joaquim Queiroz (Política Interna e Orçamento), Marileide Costa (Biodiversidade, Povos e Comunidades Tradicionais), além da equipe técnica.

O objetivo da visita é explorar as áreas de produção de cacau orgânico em sistema agroflorestal, compreendendo os detalhes e desafios do projeto. A equipe técnica que acompanhará o secretário é composta pela Superintendente de Organização Produtiva da SAF, Ladyanne Pinheiro; pela Coordenadora do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages), Dione Freitas; pela Chefe de Gabinete, Renata Moura; e pelos Assessores Especiais da SAF, Carlos Lima e Ângelo Freitas.

Projeto Nosso Cacau – O Projeto Nosso Cacau foi iniciado em 2009 como uma alternativa de geração de emprego e renda para agricultores familiares da comunidade reassentada. O Polo Agrícola Hortcanaã, entregue aos agricultores como condicionante da licença de operação da Eneva, ocupa aproximadamente 60 hectares e destina-se à produção agrícola, comercializando alimentos em feiras locais e escolas públicas.

O público envolvido no projeto são agricultores da Vila Canaã, que residem nas proximidades do Polo Agrícola. Além do cultivo de cacau, o ambiente abriga frutíferas como cupuaçu, manga, abacaxi, e hortaliças como alface, rúcula e couve. Esses agricultores são reconhecidos como orgânicos e participam ativamente de programas governamentais municipais e federais de entrega de alimentos.

Mantido por três parceiros – Eneva, Chocolates Tapuio e agricultores – o projeto opera de forma integrada. A assistência técnica é proporcionada pela Eneva, enquanto a consultoria conta com o apoio do Chocolate Tapuio. Os agricultores, por sua vez, colaboram ativamente na poda e adubação do solo, configurando um braço de três parceiros comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

A imprensa e demais interessados estão convidados a participar deste evento, que proporcionará insights valiosos sobre o Projeto Nosso Cacau e suas contribuições para a agricultura familiar sustentável na região. Contamos com a presença de todos para cobertura desta importante pauta.