É óbvio que num evento desse porte, não se deve apontar apenas um político como “grande vitorioso”, mas é inegável que, a longo prazo, o maior beneficiado da manifestação pró-Bolsonaro, em São Paulo, no último domingo (25), foi o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Além de ter sido uma figura marcante no evento, marcando posicionamento e deixando bem claro seu lado nessa disputa entre direita e esquerda, Tarcísio de Freitas reforçou seu elo com o “padrinho político”, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Apesar de demonstrar enorme força no ato, Bolsonaro sabe que tem limitações, como por exemplo sua inelegibilidade até 2030, algo quase impossível de ser revertido no atual Judiciário brasileiro.

Diante disso, Bolsonaro, que não é bobo, sabe que tem o trunfo de indicar o nome da direita para a disputa de 2026, o seu sucessor. O nome indicado entrará com esse handicap e herdará os adeptos do bolsonarismo.

Entre os herdeiros do bolsonarismo, o nome mais viável e mais forte, inegavelmente, se tornou o de Tarcísio de Freitas.

Se o governador de São Paulo, depois da vitória das urnas em 2022, já estava bem posicionado para um embate contra Lula ou alguém da esquerda, indicado pelo atual presidente nas eleições de 2026, depois do evento em prol de Bolsonaro, Tarcísio ficou praticamente imbatível dentro do campo da direita.

É aguardar e conferir.