Com uma programação diversificada, que incluiu apresentações de artistas locais e renomados nomes da música nacional, como Claudia Leitte, Matheus e Kauan, Márcia Fellipe e Henry Freitas, o Lava-Pratos de Imperatriz conquistou os foliões e se consolidou como um dos maiores eventos carnavalescos do estado.

Além da festa e da animação, o evento trouxe consigo uma série de benefícios econômicos e sociais para a região. A movimentação financeira impulsionou o comércio local e gerou oportunidades de trabalho e renda para pequenos empreendedores, como vendedores ambulantes e beneficiários dos programas sociais Mais Renda e Minha Renda.

Na oportunidade, o governador Carlos Brandão destacou que a segunda capital maranhense é uma das prioridades do governo, e que o Lava-Pratos foi pensado como forma de reproduzir o Carnaval realizado em São Luís, valorizando Imperatriz e toda a sua região.

“Uma festa especial, do jeito que Imperatriz merece. Tivemos, acima de tudo, a geração de emprego e renda para milhares de famílias, com os hotéis, bares e restaurantes cheios, muitas corridas para os taxistas e motoristas de aplicativos. O primeiro Lava-Pratos foi pensado como forma de valorizar Imperatriz e região. Em São Luís, promovemos o maior e o melhor Carnaval da história, e não tivemos dúvidas em fazer algo semelhante em Imperatriz. No nosso governo, a segunda capital do Maranhão é prioridade”, pontuou o governador.


Diante do sucesso alcançado nesta primeira edição, o Lava-Pratos de Imperatriz já se consolida como um evento de grande importância no calendário cultural e turístico do Maranhão, prometendo retornar nos próximos anos com ainda mais brilho e animação para celebrar a cultura e a alegria do povo maranhense.

“O Carnaval Lava-Pratos de Imperatriz foi um grande investimento na cultura e no turismo da Região Tocantina, que proporcionou momentos de alegria para o público, o fortalecimento da economia e a geração de trabalho e renda. Em Imperatriz, a gente repetiu o sucesso do Carnaval do Maranhão, os foliões participaram e vivenciaram a magia da festa”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.

A presença maciça de turistas também contribuiu para o aquecimento do setor turístico, evidenciando o potencial da cidade de Imperatriz como destino de entretenimento na região. Outra novidade testada durante o Carnaval em São Luís e replicada no Lava-Pratos em Imperatriz foram os camarotes instalados em parceria com a iniciativa privada.