O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), Washington Luiz de Oliveira, irá completar 75 anos em dezembro e precisará se aposentar, mas já existe a possibilidade real de que essa aposentadoria seja antecipada.

Com a aposentadoria de Washington, abre-se uma nova vaga para o TCE, vaga que seria prerrogativa da Assembleia Legislativa escolher o novo conselheiro, mas não necessariamente precisa ser um parlamentar.

Diante disso, tem surgido uma corrente muito forte entre os servidores do TCE, com suas entidades representativas, para que, pela primeira vez, um servidor da casa possa ter a oportunidade de ocupar o cargo de conselheiro.

Os servidores pretendem inclusive fazer uma campanha para conscientizar os deputados estaduais sobre a importância de conduzir a seleção de forma ampla e transparente, inclusive oportunizando aos servidores do TCE disputarem a vaga de conselheiro.

A iniciativa também está em sintonia com um movimento nacional, seguido por outros estados da Federação, que adotaram a convocação por meio de edital público, possibilitando que qualquer servidor dos Tribunais de Contas Estaduais (cidadão) possam concorrer à vaga.

Além disso, os servidores querem demonstrar que não falta no TCE/MA um servidor que tenha mais de 35 e menos de 65 anos de idade, cuja idoneidade moral e reputação ilibada é reconhecida, possuindo notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública, motivo pelo qual a próxima vaga de conselheiro que estará em disputa pode ser preenchida por qualquer um servidor do órgão.

É aguardar e conferir.