Diante das declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comparando as ações de Israel no conflito com o grupo terrorista Hamas ao nazismo, deputados da Oposição já colhem assinaturas para dar entrada num pedido de impeachment do petista.

Na noite desta segunda-feira (19), já são 91 deputados que assinaram o pedido que está sendo conduzido pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).

A maioria, claro, dos deputados que assinaram são do PL, mas há 20 deputados de partidos que compões o governo, como PP (05), PSD (02), União Brasil (10) e Republicanos (03). Esses quatro partidos lideram oito ministérios no Governo Lula.

Entre os 91 parlamentares que já assinaram o pedido de impeachment, dois são do Maranhão: Mariana Carvalho (Republicanos) e Silvio Antônio (PL).

Um levantamento realizado pelo instituto Real Time Big Data, divulgado nesta segunda-feira (19), indica que 83% dos entrevistados discordam da declaração do presidente Lula. Os 800 entrevistados também foram perguntados sobre qual deve ser o posicionamento do Brasil no conflito: 54% afirmaram que o país deveria ficar neutro, enquanto 26% acreditam que o Brasil deve apoiar Israel e 14% que deve apoiar o lado Palestino. 6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

É aguardar e conferir.