Em sessão solene realizada na manhã desta terça-feira (6), na Câmara Municipal, a assistente social Creuzamar de Pinho (PT) tomou posse como vereadora de São Luís. Ela substitui o Coletivo Nós (PT), que tem como titular o co-vereador Jhonatan Soares (PT), que solicitou licença de até 121 dias para tratar de assuntos particulares.

Durante a cerimônia, que foi conduzida pela presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSDB), com a presença do vice-governador Felipe Camarão (PT), a petista entregou a documentação necessária, prestou juramento e, em seguida, assinou o termo de posse.

“Vivemos mais um dia histórico em nossa capital, com a posse a 1ª vereadora quilombola de São Luís, a companheira do PT, Creuzamar de Pinho. Creuzamar me representa e representa a voz e a vez do povo quilombola, negro e trabalhador de nossa cidade e do nosso estado”, afirmou Camarão.

Creuzamar é a primeira líder quilombola a assumir uma cadeira no Legislativo ludovicense. Segunda suplente do partido nas eleições de 2020, ela vai ocupar a vaga, após a primeira suplente Cricielle Muniz – diretora geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), entregar um termo de renúncia abdicando de assumir a cadeira no parlamento.

A mais nova vereadora da capital maranhense iniciou seu discurso de posse relembrando sua trajetória, destacou as lutas nos movimentos sociais e se emocionou ao lembrar da memória da mãe que partiu recentemente.

“A partir de agora, quero dizer que estaremos juntos e juntas, nestes grandes desafios ‘aquilombando’ no parlamento municipal. Gostaria de saudar o meu pai – Raimundo Nonato -, que veio de Caxias pra cá; a minha tia, que representa neste ato a minha mãe – que partiu recentemente. Quero dizer que nós vamos aquilombar neste parlamento municipal. Sou assistente social por formação, mas, eu sou acima de tudo, uma menina que veio de Codó pra cá. A minha história de vida se confunde com a histórias de muitas meninas, sobretudo, as meninas negras”, finalizou.

Lembrando uma frase do líder quilombola brasileiro Zumbi dos Palmares, o vereador Paulo Victor (PSDB), que estava presidindo a solenidade, ressaltou a forte presença feminina e destacou o ineditismo da primeira quilombola a assumir um mandato na Câmara de São Luís.

“Além de ser mais uma mulher com assento nesta Casa, a vereadora Creuzamar é a primeira parlamentar quilombola da Câmara. Deus abençoe seu mandato, pois a senhora representa a resistência e a resiliência”, afirmou.