O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, afirmou nesta terça-feira (30) que a instituição teve “avanços significativos” durante a sua gestão frente ao Poder Judiciário no Maranhão.

Paulo Velten está à frente do Tribunal desde 2022 e encerrará sua gestão no dia 1° de fevereiro, quando será realizada, durante a segunda sessão plenária deste ano, a eleição da nova mesa diretora da casa.

“Tivemos avanços em todos os indicadores. O Tribunal de Justiça é o segundo tribunal no país na área de transparência entre os vinte e sete tribunais do país; é o quarto tribunal em governança, pois trabalhou bem com o eixo governança; somos o oitavo em dados de tecnologia, avançamos muito com todo o nosso acervo de processos digitalizado, não temos mais processos físicos no Maranhão e continuamos avançando muito no eixo produtividade. Concluo esse período com o sentimento de dever cumprido”, disse o desembargador, em entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM.

Velten também falou sobre a missão de ser corregedor-eleitoral no Tribunal Regional do Maranhão (TRE-MA) em um ano de eleições municipais.

“Em dezessete anos de carreira como magistrado, não me recordo de ter feito algum papel ‘feio’. Tenho procurado fazer o melhor serviço possível e me considero com a maturidade e qualificação necessária pra isso. Por essa razão, também, que fui eleito pelos colegas em uma eleição amplamente majoritária, quase trinta votos em um colegiado de trinta e três. Tenho crença de que vou desenvolver o melhor trabalho porque tenho consciência plena do papel da Justiça Eleitoral”, afirmou o desembargador.

Velten ainda comentou sobre a eleição da nova Mesa Diretora do TJ, que ocorre na quinta-feira (1º), do polêmico processo do Quinto Constitucional e da posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.