O Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (Conre5), nesta terça-feira (30), emitiu Nota de Repúdio contra institutos que estariam, no entender do Conre5, realizando pesquisas eleitorais de maneira irregular.

O Conre5 encontrou empresas que não possuem registros no órgão em cinco estados. Além do Maranhão, teriam institutos de pesquisas nesta situação em Alagoas, Bahia, Piauí e Ceará. No Maranhão, segundo o Conre5, as empresas sem registro no órgão seriam: DATAILHA PESQUISAS E CONSULTORIA LTDA / INSTITUTO DATAILHA E R N BRITO LIMA / B M O BRASIL MARKETING E OPINIÃO. Veja abaixo trecho da Nota de Repúdio.

“Conforme levantamento realizado, constatou-se que as mencionadas empresas não detêm registro no Conre5. Diante dessa constatação, ressaltamos a importância vital para a segurança e credibilidade dessas pesquisas que tais empresas, ou um profissional de Estatística devidamente registrado em seu respectivo conselho de classe, estejam envolvidos, a fim de que a entidade possa fornecer todas as orientações necessárias e garantir o suporte indispensável para o desempenho de suas atividades.

Reafirmamos o compromisso do Conre5 em atuar de maneira rigorosa, contando, inclusive, com o respaldo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o propósito de coibir a realização e divulgação de pesquisas irregulares ou quaisquer outras práticas associadas ao exercício ilegal da profissão, contribuindo assim para o fortalecimento e preservação constante de nossa categoria.”

O detalhe é que a primeira pesquisa eleitoral em São Luís será divulgada na quarta-feira (31) e foi realizada justamente por um desses institutos, no caso o DataIlha.

O levantamento foi realizado entre os dias 29 e 31 de janeiro, ouvindo 1.066 eleitores.

É aguardar e conferir, mas convenhamos que diante da Nota de Repúdio do Conre5 a pesquisa será bastante questionada.

DataIlha – Nesta quarta-feira (31), o Instituto DataIlha emitiu uma Nota de Esclarecimento sobre as afirmações do Conselho Regional de Estatística da 5ª Região. Veja abaixo.