O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), inegavelmente é o favorito para as eleições municipais na capital maranhense, quando buscará a sua reeleição em 2024.

Só que Braide precisa tomar uma decisão em 2024, com vistas a 2026: a difícil escolha do seu vice.

A atual vice de Braide é a professora Esmênia Miranda, mas dificilmente a chapa deve ser repetida em 2024, justamente por conta de 2026.

PDT e MDB, mesmo que indiretamente, já demonstraram interesse na vice de Braide. O PDT blefa com uma pré-candidatura própria, mas quer mesmo é indicar o vice na chapa do atual prefeito. Já o MDB, que começou a especular o nome da médica Mariana Braide Brandão Carvalho, sobrinha do governador Carlos Brandão (PSB) e filha do presidente do MDB no Maranhão, Marcus Brandão, também visa a vice de Braide, mas por um motivo diferente.

O PDT quer a vice de Braide, para que o atual prefeito, caso queira disputar o Governo do Maranhão em 2026, tenha o senador Weverton Rocha na sua chapa. O MDB quer a vice de Braide justamente para evitar que Braide seja candidato, não atrapalhando a chapa montada com Felipe Camarão (PT) disputandoo a reeleição de governador e Carlos Brandão disputando o Senado.

Sendo assim, Braide sabe que a escolha do seu vice em 2024 vai determinar o seu caminho em 2026. Bem como o inverso é verdadeiro. Ou seja, dependendo do vice que Braide escolher, será possível saber agora, se o atual prefeito de São Luís pretende disputar o Governo do Maranhão em 2026.

É aguardar e conferir, mas essa mexida no tabuleiro será decisiva.