Incialmente, é preciso deixar claro que ninguém no Maranhão ficou satisfeito pelo fato de nenhum estudante do estado ter ficado com a nota mil na média da redação do ENEM 2023.

Depois disso, só não se pode, nem se deve, politizar partidariamente o assunto, que é sério e deve ser tratado de tal forma.

De maneira lamentável, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes e ex-candidato ao Governo do Maranhão, Lahesio Bonfim (Novo), foi extremamente infeliz ao responsabilizar o atual secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão (PT), por esse resultado.

Talvez Lahesio, no afã de criticar um adversário político, esqueceu que o vestibular do ENEM não é feito exclusivamente por alunos da rede pública, ao contrário, a maioria dos alunos são da rede particular. Além disso, dos 60 estudantes que tiraram nota mil de média na redação, apenas quatro são de escolas públicas e apenas um é do Nordeste, mais precisamente do Rio Grande do Norte. Veja quadro acima.

Pelo levantamento feito pelo Blog, de 837.622 estudantes da rede pública do Brasil que fizeram a prova, somente quatro tiveram nota máxima. No entanto, de 2.743.100 que fizeram a redação, incluindo aqueles que estudam nas escolas mais caras do país, apenas 60 estudantes tiveram nota máxima, isso representa 0,002 %.

É óbvio que o Piauí, com seis alunos com nota mil, está de parabéns, mas isso não significa que a educação pública de lá, seja melhor que a do Maranhão. Pode até ser, mas esse não é o parâmetro, como quis dar a entender Lahesio. Todos os seis estudantes do Piauí que tiveram esse excelente desempenho são de escolas particulares.

Por fim, é incontestável que temos um longo caminho a seguir, mas dizer que o trabalho desenvolvido por Felipe Camarão na Educação no Maranhão é inexpressivo, beira a tolice, pois para muitos, inclusive adversários, foi o programa Escola Digna, desenvolvido pela Educação, na gestão de Camarão, o principal “cabo eleitoral” do ex-governador Flávio Dino quando buscou sua reeleição.

Seria bom, pelo menos nesse momento, sem politizar desnecessariamente, reconhecer os avanços e destacar que atualmente tivemos bem mais estudantes das escolas públicas do Maranhão tirando boas notas na redação do ENEM, do que em anos anteriores. Num primeiro levantamento, foram mais de mil estudantes da rede pública do Maranhão que tiveram nota média acima de 900 na redação do ENEM. Isso, sem falar que quase 77% dos aprovados no vestibular da UEMA, recentemente divulgado, pertencem as escolas públicas do Maranhão.

Sendo assim, as críticas precisam acontecer, mas também não podem ser injustas e equivocadas, como essas de Lahesio Bonfim.