O secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, não deve mesmo continuar na pasta, após a confirmação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, como novo comandante do ministério.

Independente do trabalho realizado por Cappelli, Lewandowski deve colocar pessoas de sua confiança em pontos estratégicos, e, obviamente, o cargo de número dois do ministério é o mais visado.

Cappelli anunciou que entrou de férias com a família, mas assegurou que estará colaborando com a transição do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Diante da iminente saída de Cappelli do Governo Federal, a tendência é que ele volte a ocupar um cargo no Governo do Maranhão.

Cappelli que foi secretário de Comunicação no Governo Flávio Dino, foi cotado para um retorno à Comunicação, para a Segurança Pública, mas o caminho deverá ser a secretaria de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília.

A pasta foi ocupada no primeiro ano do Governo Brandão pelo deputado estadual Othelino Neto, que decidiu retornar ao parlamento estadual. Desde então, o cargo está vago.

Como Cappelli tem pretensão política em Brasília e virou opção do PSB para as eleições de 2026, permanecer na Capital Federal seria o ideal.

É aguardar e conferir.