A partir de janeiro de 2024, o Tribunal de Contas do Estado Maranhão (TCE/MA) passará a ter oficialmente, pela primeira vez de sua existência, a presença de uma mulher no quadro de conselheiros, com a chegada da procuradora-chefe do Ministério Público de Contas, Flávia Gonzalez Leite.

No entanto, para muitos, os números seguem desproporcionais. Diante disso, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou algumas resoluções para mudar essa realidade e quer que os tribunais tenham, no mínimo, 50% de mulheres.

Neste ano, mais precisamente em dezembro, mas esse prazo pode e deve ser antecipado, o TCE/MA deverá ganhar um novo membro, já que o conselheiro Washington Oliveira irá se aposentar, mas pode sair antes para disputar as eleições de 2024.

Diante do cenário, as movimentações já foram iniciadas e surge o nome da deputada estadual Andreia Rezende (PSB), que já confirmou o interesse na disputa.

Andreia está no segundo mandato como deputada estadual, é funcionária pública concursada da Educação, além de ser mulher e PcD. A parlamentar já vai surgindo como um bom nome para a vaga que será aberta ainda neste ano no TCE/MA, podendo passar a ser a segunda mulher no órgão fiscalizador maranhense.

Além de Andreia Rezende, até o momento, apenas o deputado estadual Zé Inácio (PT) sinalizou com interesse na disputa.

É aguardar e conferir, mas o nome de Andreia Rezende surge como uma boa alternativa e contemplando dois seguimentos pouco ou sem representatividade entre os conselheiros do TCE/MA, as mulheres e os PcD’s.