Em busca de melhorias para a zona rural de São Luís, o vereador Raimundo Penha (PDT) visitou o povoado Camboa dos Frades em companhia do superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão, Clóvis Paz. A comunidade necessita de uma série de serviços básicos, entre eles abastecimento d’água e esgotamento sanitário.

“Como toda a zona rural de São Luís, a comunidade da Camboa dos Frades carece de serviços públicos essenciais. A estrada que dá acesso ao povoado não é asfaltada e não há nenhuma linha de ônibus em circulação para atender aos moradores. Já estivemos buscando a intervenção das secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Transporte e Trânsito buscando soluções para esses problemas. Agora, o que também nos preocupa é a falta d’água no local”, informou Raimundo Penha.

O vereador mostrou ao superintendente Clóvis Paz que cerca de 200 famílias estão sofrendo com a falta d’água em suas residências, e foi levantada a possibilidade de perfuração, pela Codevasf, de um poço artesiano para atender à comunidade. Na Camboa dos Frades também há muitas moradias sem esgotamento sanitário, por isso ali foi iniciada uma fase de teste de banheiros ecológicos de um projeto piloto da companhia. Se houver boa aceitação dos moradores, haverá a doação dos banheiros para as famílias que deles necessitam.

“Conheço de perto a realidade da zona rural, porque nasci em uma comunidade quilombola no município de Matinha. Sei das dificuldades causadas pela falta de infraestrutura, do asfalto, do transporte e da água. Por isso mantemos o nosso compromisso de buscar soluções junto aos órgãos municipais, estaduais e federais”, finalizou Raimundo Penha.