Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Articuladora de votos, Eliziane comemora aprovação de Dino ao STF

Ao cumprimentar Flávio Dino pela aprovação de sua indicação para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal) pelo Senado, na quarta-feira (13), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) disse que o senador licenciado e atual ministro da Justiça cumpre todos os requisitos constitucionais para ocupar o cargo de ministro na Suprema Corte do País.

“Foi constatado, durante as mais de dez horas de sabatina, aqui no Senado Federal, o seu notório saber jurídico e comprovada reputação ilibada. Os meus cumprimentos a esse, com muita honra, maranhense. O Maranhão tem gente de alto nível, como o nosso querido Flávio Dino e tantas outras personalidades”, afirmou a senadora.

Sabatinado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Dino recebeu 17 votos favoráveis e 10 contrários. Já na votação secreta no plenário da Casa, a sua indicação registou 47 votos a favor e 31 contrários, além de 2 abstenções. O próximo passo será a posse de Dino no STF. Ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber.

“[Flávio Dino] tem aquilo que é muito fundamental para as relações humanas e para o exercício da vida pública que é a empatia. A empatia é fruto da sua presença em todos os Poderes da República do Brasil – Legislativo, Executivo e Judiciário”, disse Eliziane Gama, ao citar os temas que o novo ministro irá julgar no Supremo, como casos específicos de doenças raras e ações diretas de constitucionalidade, dentre outros temas.

“Ele terá todas as condições, com uma vivência prática e diária ao longo da sua trajetória, de julgar com a exatidão, com a imparcialidade e, sobretudo, como a própria magistratura é, com justiça”, completou a Eliziane Gama, ao votar sim pela indicação de Dino na CCJ.

Indicado para o STF pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Flávio Dino tem 55 anos e é formado em direito pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão) em 1990. É mestre pela UFP (Universidade Federal de Pernambuco) com a dissertação Autogoverno e Controle do Judiciário no Brasil, em que propôs a criação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Foi professor da UFMA e da UnB (Universidade de Brasília).

Flávio Dino atuou como parlamentar entre 2007 e 2010, antes de assumir a presidência da Embratur (Empresa Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Em 2014, foi eleito governador do Maranhão e reeleito quatro anos depois. Em 2022, desincompatibilizou-se do mandato para concorrer ao Senado, e foi eleito com mais de 62% dos votos válidos. Nomeado ministro da Justiça e da Segurança Pública pelo presidente Lula, Dino licenciou-se do mandato de senador.

Sair da versão mobile