A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta quarta-feira (13), a Operação Maat (espada da Justiça) que culminou com a prisão de três ex-prefeitos do estado.

Os ex-prefeitos são Elizeu Moura (Pirapemas),  Marco Antônio Rodrigues, mais conhecido como Ruivo (Cantanhede) e Padre Domingos (Matões do Norte). Além dos três ex-gestores, outras duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Roubos e Furtos.

Também foram presos: Melissa Moura, filha de Elizeu Moura, e o atual vereador de Matões do Norte, Gessivaldo Motorista.

A operação é proveniente de uma investigação antiga do Ministério Público, da promotoria de Cantanhede, com apoio da Polícia Civil do Maranhão.

Em entrevista coletiva, o promotor de justiça de Cantanhede, Marcio Antonio Alves de Oliveira, explicou a operação e o que levou os ex-prefeitos a serem presos nesta quarta-feira.

A prisão do ex-prefeito Elizeu Moura foi em decorrência de um conjunto de acusações, entre estas, de desvio de recursos de dinheiro estadual para construção de uma ponte. De acordo com o MP-MA, a filha dele, Melissa, atuava como uma braço financeiro da gestão municipal.

A prisão do ex-prefeito de Cantanhede é em decorrência de desvio de recursos públicos por meio de aluguel de carros.

A prisão do ex-prefeito de Matões do Norte se deu por acusação de desvio de dinheiro por meio da contratação de combustíveis.