O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), fez questão de agradecer a passagem do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) pela sua gestão, onde ocupou o cargo de secretário de Representação Institucional do Governo do Maranhão em Brasília.

‘Agradeço-lhe pelo trabalho realizado em Brasília, representando o nosso Governo do Maranhão. Desejo sucesso em seu retorno às atividades na Assembleia Legislativa. Vamos em frente!”, afirmou Brandão.

Othelino anunciou oficialmente sua saída da pasta e o consequente retorno ao parlamento maranhense na terça-feira (28). O ex-presidente da Assembleia Legislativa justificou o seu retorno imediato pelo prazo para a indicação das emendas parlamentares e por uma decisão familiar de voltar a morar na capital maranhense.

O curioso é que a decisão de Othelino acontece justamente quando o maranhense Flávio Dino está próximo de renunciar ao mandato de senador e virar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A renúncia de Dino beneficia diretamente a senadora Ana Paula Lobato, esposa de Othelino, que ficará no Senado até 2030.

Apesar da coincidência, Othelino assegura que o seu retorno não foi movido por essa mudança de cenário político.

No entanto, nunca é demais lembrar que no início da gestão Brandão, por conta de eventuais promessas, houve um estremecimento na relação entre Othelino e Brandão. Othelino esperava ser reconduzido ao comando da Assembleia Legislativa, mas Brandão defendeu e fez campanha para a eleição da deputada Iracema Vale (PSB), oferecendo a secretária em Brasília para Othelino.

É aguardar e conferir, afinal a “saída” de Flávio Dino do cenário político partidário deve alterar algumas relações e alguns compromissos anteriormente firmados.