O Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrícola (Fida) reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável no Maranhão ao formalizar minuta de carta de gestão para facilitar o acompanhamento dos principais acordos alcançados, junto à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), a continuidade do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (Pages) para o ano de 2024. A oficial de programas do Fida, Cintia Guzmán, e o secretário da SAF, Bira do Pindaré, lideraram as negociações, culminando na assinatura de um memorando de acordo, durante encontro realizado na sexta-feira (24).

O encerramento da missão de supervisão do Pages em 2023, que se estendeu por mais de uma semana, marcou o término de uma série de atividades intensas no Maranhão. Durante esse período, a equipe do Fida realizou reuniões estratégicas com especialistas e a equipe do Pages, com o propósito de acompanhar de perto a implementação e execução do projeto.

“O Pages, além de seu compromisso em reduzir a pobreza rural, desempenha um papel crucial na preservação ambiental, combatendo o desmatamento e a degradação na região Amazônica do Maranhão. A assinatura do memorando de acordo representa um passo sólido em direção a um futuro sustentável e próspero para as comunidades locais”, pontuou Bira do Pindaré.

Início da missão de supervisão do Fida no Maranhão – A programação teve início no Maranhão, no período de 16 a 18 de novembro com equipes em visita à campo e em São Luís, a partir do dia 20, com a reunião de supervisão do Fida para o Pages. O secretário da SAF, Bira do Pindaré, marcou presença na abertura do evento, trazendo não apenas sua experiência, mas também o comprometimento com o desenvolvimento sustentável da região.

A condução da supervisão foi confiada a Cintia Guzmán, oficial de programas do Fida, encarregada de liderar as discussões e garantir o avanço do projeto conforme os princípios e metas estabelecidos. O foco específico da missão abrangeu a análise do estado geral das atividades implementadas pelo projeto e o acompanhamento da preparação e análise do Programa Operativo Anual (POA) e do Plano de Aquisições e Contratações (PAC) para o ano de 2024.

Na reunião de abertura, destacaram-se representantes do gabinete, superintendências, setor jurídico, Unidades de Gestão Ambiental (Ugam), a equipe do Fida e do Pages, evidenciando a abrangência e a importância do encontro para todas as esferas envolvidas no projeto. A presença significativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), representado pela gerente do Projeto, Aline Bacelar, e da Assistente de Projetos, Thalita Cavalcante, consolidou a colaboração internacional e a parceria estratégica.

“Após a reunião de abertura, a tarde foi dedicada à divisão em grupos específicos, nos quais especialistas e membros da equipe do Fida se reuniram para aprofundar a análise do projeto. Essas reuniões específicas permitirão a coleta de informações valiosas, essenciais para a elaboração de avaliações precisas do andamento do projeto em São Luís”, avaliou a oficial de Programas do Fida, Cintia Guzmán.

Ao término do período de supervisão, será elaborada uma minuta de carta de gestão para facilitar o acompanhamento dos principais acordos alcançados. O compromisso demonstrado por todos os participantes e a riqueza das discussões refletem a seriedade e a dedicação compartilhadas para alcançar os objetivos de gestão sustentável na região amazônica. À medida que o Fida continua desempenhando um papel fundamental no apoio a iniciativas inovadoras, a supervisão desse projeto promete contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico, social e ambientalmente responsável da Amazônia.