O Senado tomou uma decisão inédita e rejeitou o nome do advogado Igor Roberto Albuquerque Roque para o cargo de defensor público-geral federal da Defensoria Pública da União (DPU).

Igor Roque foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o Senado, em decisão inédita, rejeitou a indicação. Foram 35 votos a favor e 38 contrários, além de uma abstenção. Eram necessários ao menos 41 votos para a aprovação.

A rejeição pegou governistas de surpresa, que não esperavam o resultado. O indicado de Lula havia sido sabatinado e aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça) do Senado em 11 de julho. Na ocasião, recebeu 20 votos favoráveis e 1 contrário.

O Líder do PL no Senado, Carlos Portinho, assegurou que a decisão foi um recado dado para o presidente Lula, caso decida mesmo indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), para o Supremo Tribunal Federal (STF).

“Derrubamos o indicado do Lula para a DPU. Recado dado. Gesto forte! Tenho dito: se colocar o Dino pro STF vai passar vergonha!”, afirmou o senador que é do Rio de Janeiro.

A mesma afirmação foi feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL). “Vai Lula, indica o Flávio Dino pro STF… O Senado tá esperando…”, destacou.

É aguardar e conferir, mas pelo visto o recado foi dado.