Se não houver nenhuma nova intercorrência, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) irá se posicionar até a sexta-feira (27) sobre a votação da lista tríplice da OAB-MA, através do Quinto Constitucional, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.

O TJ-MA fez algumas modificações e quer que a votação para a definição dos três advogados seja realizada de forma secreta. A justificativa é que desta forma os desembargadores não sofreriam “pressões políticas”. No entanto, a OAB-MA não concordou e recorreu ao CNJ, pedindo que a votação no TJ seja aberta.

O posicionamento do CNJ acontecerá a partir da próxima quinta-feira (19). Os membros do CNJ devem se manifestar durante sessão do plenário virtual até a sexta-feira (27).

Em entrevista recente na Rádio Mirante AM, o presidente do TJ-MA, desembargador Paulo Velten, destacou que a definição sobre o Quinto Constitucional aconteceria ainda neste ano. Velten assegurou que o TJ estava apenas aguardando o posicionamento final do CNJ (reveja).

Vale lembrar que temos seis nomes na disputa: Ana Cristina Brandão Feitosa, Flávio Vinicius Araújo Costa, Gabriel Ahid Costa, Hugo Assis Passos, Josineile de Sousa Pedrosa e Lorena Saboya Vieira Soares. Desses seis nomes, os desembargadores irão formalizar uma lista tríplice que será encaminhado ao governador Carlos Brandão (PSB), que escolherá o novo desembargador do TJ-MA.

É aguardar e conferir.