Com o tema “Família acolhedora como alternativa ao asilamento”, um painel em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa foi realizado nesta terça-feira (03) no plenário da Câmara de Vereadores. Por iniciativa do vereador Raimundo Penha, o painel debateu políticas públicas dos idosos e garantia de assistência aos que não têm mais familiares, foram
abandonados, tiveram seus direitos violados ou encontram-se em situação de vulnerabilidade.

“Discutimos aqui a proposta da Família Acolhedora, espaços menores de acolhimento que possibilitam um atendimento mais humanizado e individualizado aos idosos. Nossa intenção é garantir que essas pessoas sejam cada vez melhor assistidas em São Luís”, declarou o vereador Raimundo Penha.

O evento contou com a presença de representantes dos Conselhos Municipal e Estadual dos Idosos, organizações de defesa dos direitos dos idosos, especialistas e autoridades, além de dezenas de idosos.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional da Defesa dos Direitos da Pessoa idosa e da pessoa com Deficiência, promotor de Justiça Alenilton Santos da Silva Júnior, falou sobre as modalidades de acolhimento institucional e dos desafios do envelhecimento. Ele destacou a importância da família e o cuidado com os idosos. “Precisamos cuidar daqueles que cuidaram de nós. A prioridade é a família, que é o lugar de cuidado. O acolhimento é uma alternativa”, disse.

A idosa Sueli Barbosa, moradora da Liberdade, elogiou Raimundo Penha pela promoção do debate. “Ele é um jovem representante da sociedade que se preocupa com as crianças, com os jovens e com os idosos, sempre buscando maneiras de melhorar a nossa qualidade de vida. Por isso, merece todo o nosso reconhecimento”, afirmou ela.

Penha tem atuado e diversas frentes de apoio à pessoa idosa. Na área da saúde, ele e o então vereador Osmar Filho destinaram R$ 150 mil em emendas, em 2021, para compra de móveis e equipamentos para o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI). “Nosso mandato é um instrumento na luta por melhores condições de vida para nossos idosos”, concluiu Penha.