Nesta sexta-feira (29), em entrevista ao programa Ponto Final, na Mirante AM, o deputado federal Rubens Pereira Júnior, deu detalhes do andamento do projeto de minirreforma eleitoral proposta pela câmara dos deputados.

Rubens Júnior é o relator da minirreforma e explicou que o objetivo da proposta é simplificar alguns pontos, tendo em vista que várias questões já foram alteradas. o deputado acrescentou que o projeto foi encaminhado ao senado.

“Em primeiro lugar a gente decidiu não fazer uma grande reforma, porque para fazer uma grande reforma tu precisa de muito tempo, de um debate muito amplo com a sociedade e o congresso nacional entendeu que muitas coisas já foram reformadas na política. Procuramos uma pauta consensual para simplificar, desburocratizar, pegando muito entendimento da justiça eleitoral, resoluções e encaminhamos para o senado”, disse Rubens Júnior.

Por outro lado, o deputado federal, afirma que o Senado diverge da Câmara Federal propondo alterações que caminham para uma grande reforma.

“O senado hoje tem uma visão diferente da nossa, quer fazer uma grande reforma e uma grande reforma não faz para a eleição do ano que vem. O senado fala hoje em acabar com a reeleição. Eu não vejo problema, acho que podem andar os dois assuntos. O ideal é que avançasse a minirreforma e se discutisse por dois anos uma grande reforma com pontos estruturantes como é o fim da reeleição”, disse o parlamentar.

Rubens Júnior disse que tem sido alvo de críticas injustas, já que evitou modificações polêmicas para ter o consenso do Congresso Nacional.

Outros assuntos – O deputado petista também comentou a atual relação entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, bem como abordou a banalização do instituto da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Rubens Júnior demonstrou ser favorável a ida do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), para o STF. O deputado também defendeu que o candidato do PT em São Luís em 2024 tenha votado em Lula para a Presidência da República, Dino para o Senado e Carlos Brandão para o Governo do Maranhão em 2022.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.