O deputado Rafael, líder do governo de Carlos Brandão, destacou em pronunciamento na Assembleia Legislativa, a queda nos índices de criminalidade no Maranhão.

Segundo Rafael, o Maranhão apresentou uma redução de crimes violentos em nove regiões do estado: Grande São Luís, Pinheiro, Codó, Presidente Dutra, Cururupu, Caxias, Santa Inês, Zé Doca e Itapecuru.

“Houve redução de 6% dos crimes violentos letais intencionais, no segundo trimestre de 2023, abril, maio e junho, em comparação com o primeiro trimestre do mesmo ano, janeiro, fevereiro e março, que vinha com alta na ocorrência desses crimes em comparação com mesmo período de 2022. Na Grande Ilha, por exemplo, nesses oito meses do ano, ou seja, de janeiro a agosto, a redução dos crimes violentos letais intencionais foi de aproximadamente 30%, em 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Destaque para redução da taxa de latrocínio, roubo seguido de morte, que foi de 55% menor em comparação com mesmo período de 2022. Os homicídios diminuíram cerca de 26% em comparação com o mesmo período de 2022.

Rafael destacou que o Maranhão também apresenta grande redução nas ocorrências de feminicídio, que é em torno de 29%, no período de janeiro a agosto 2023, em comparação com mesmo período de 2022. Investimentos, compromissos e atuação integrada.

Segundo o líder do governo, a redução nos índices de criminalidade está diretamente ligada aos investimento que tem sido feito pelo governo.

“A redução dos índices de criminalidade do Maranhão é resultado da sua ação integrada das forças policiais do Maranhão associada ainda aos fortes investimentos que a gestão do nosso governador Carlos Brandão vem fazendo na pasta. De abril de 2023 até agora, foram mais de 120 viaturas entregues, entre carros, motos para Polícia Civil e Militar, mais de 300 armas pistolas, rifles, fuzil, para a Polícia Civil munição com cerca de 1.300 coletes, entre outros itens de segurança. Início do Plano de Reestruturação das Delegacias com 40 previstas para a primeira etapa, além de implantação de novos Batalhões da Polícia Militar, ampliação da Patrulha Maria da Penha, presente hoje em 21 cidades e com cobertura de mais de 70 municípios, e também a inauguração da Delegacia da Mulher da cidade de Timon e convocação e nomeação de novos delegados, escrivães e investigadores para a Polícia Civil. Essa fila já está zerada, não existe mais chamamento para esses concursados. Promoção de praças e oficiais do Corpo de Bombeiros, promoção de praças e oficiais da Polícia Militar, entre muitos outros. Investimento em qualificação dos agentes das forças policiais, outros avanços alavancados pelo Maranhão na segurança pública”, apontou Rafael.

Destaque no ranking de competitividade dos estados do Centro de Liderança Pública, a pesquisa que aponta o Maranhão entre os estados com a melhor segurança pública do país. Saiu da 14ª posição em 2022 para a 7ª em 2023. No Nordeste, ocupa o segundo lugar no ranking. Maranhão fora da lista, São Luís está fora da lista das cidades mais violentas do mundo conforme pesquisa do jornal inglês Daily Mail.