Depois de passar cerca de uma semana na Índia, participando da reunião do G-20, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nem bem retornou ao Brasil e já viajou novamente.

Lula embarcou nesta sexta-feira (15) para Havana, capital de Cuba, onde participará da Cúpula do G77 + China. De Cuba, o presidente do Brasil seguirá direto para os Estados Unidos, mais precisamente Nova York, para a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na próxima terça-feira (19).

O petista tem batido recordes de viagens internacionais nessa sua terceira passagem como presidente do Brasil.

De acordo com levantamento feito com base na agenda pública e oficial de Lula, entre janeiro e o fim de agosto, o presidente brasileiro já teria visitado 19 países. Sendo que em setembro, já se pode contabilizar mais essas três viagens internacionais – Índia, Cuba e EUA.

O número de viagens de Lula chamou tanto atenção, que a BBC News Brasil verificou que esse é o maior número de países visitados por um presidente nos oito meses do seu primeiro ano de mandato desde a redemocratização do país, em 1985.

O levantamento confirmou ainda que as viagens internacionais de Lula no 1º semestre de 2023, ou seja, apenas até julho, custaram ao menos R$ 24,8 milhões ao Itamaraty. Os valores foram obtidos via pedido de Lei de Acesso. Vale ressaltar que o valor não inclui o translado aéreo, bancado pela FAB (Força Aérea Brasileira), cujos valores estão sob sigilo.

E assim, Lula segue batendo recordes de viagens internacionais.