O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, esteve reunido na terça-feira (05) de agosto, com o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado. Na oportunidade, os dois gestores discutiram parcerias entre a Prefeitura e a Instituição de ensino superior.

As parcerias envolveriam estudos para desenvolvimento de melhorias nas políticas públicas as terras quilombolas, assim como também o desenvolvimento de projeto para transformação de Santa Rita em um destino de turismo sustentável.

Santa Rita possui um dos maiores números de população quilombola do país. De acordo com o IBGE são 10.236 que se autodeclaram quilombolas.

E essa população vem sendo impactada ao longo do tempo com grandes obras estruturantes na região. Por conta disso, Hilton Gonçalo solicitou o apoio da UFMA para realização de estudo antropológico diante dos impactos da duplicação da BR-135 que corta o município.

O objetivo é embasar órgãos como DNIT e a própria Prefeitura de Santa Rita para aplicação de soluções mediante a obra que tem uma importância gigantesca para o desenvolvimento do estado, mas também é preciso preservar e melhorar as terras dos antepassados que possuem importância histórica na formação da cidade.

O segundo projeto em desenvolvimento com a UFMA, envolve o curso de Turismo. Hilton enxerga em Santa Rita potencialidades para desenvolvimento do Balneário Areias às margens do Rio Itapecuru, assim como o Ecoturismo na região.

Hilton Gonçalo agradeceu a parceria do reitor Natalino Salgado que em novembro desse ano encerrará o ciclo do seu terceiro mandato como reitor. Na oportunidade também esteve presente, a superintendente da Ebserh no Maranhão, Joyce Lages.