O programa “Trânsito Livre”, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, na gestão Eduardo Braide (PSD), tem sido um sucesso incontestável e deve encarar seu maior desafio a partir desta sexta-feira (1º).

O prefeito Eduardo Braide, nesta sexta-feira, topou o enorme desafio de tentar acabar, ou pelo menos diminuir, o engarrafamento da rotatória da Cohab, com a assinatura da Ordem de Serviço para a chegada das obras do Trânsito Livre.

A ação é parte das celebrações pelos 411 anos de São Luís, e trará como principal benefício à população, a melhoria na mobilidade e o fim dos engarrafamentos naquela região e em todo o entorno.

“As obras do Trânsito Livre na Cohab já começaram e em 90 dias os engarrafamentos na área vão ficar no passado! Neste 1º de setembro, abrindo o mês de aniversário da nossa São Luís, iniciamos a 5ª grande intervenção do programa, para melhoria da mobilidade de mais de 300.000 pessoas que passam diariamente na região. Será menos tempo no trânsito e mais tempo pra vocês!”, afirmou Braide, após assinatura da OS e início das obras.

Estão sendo investidos cerca de R$ 3 milhões, com recursos da Prefeitura de São Luís, na realização de serviços de asfaltamento, drenagem, sinalização horizontal e vertical, e nova iluminação em LED.

A obra terá duração de 90 dias, e consiste em intervenções na malha viária do local, com a retirada da antiga rotatória e mudanças no trânsito nas avenidas São Luís Rei de França e Jerônimo de Albuquerque, e nas vias de acesso naquela região. Os trabalhos incluem, ainda, ampliação das faixas de tráfego no trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, desde a rotatória até a saída do Terminal de Integração da Cohab, com a criação de três faixas, em cada sentido da via, além da criação de uma alça livre, próximo ao mercado da Cohab.

Será feita modificação na Avenida São Luís Rei de França, com a criação de uma alça esquerda de retorno livre, próximo às faculdades Pitágoras e UNICEUMA, para condutores que trafegam no sentido Olho D’água-Anil retornarem a região do bairro Turu, e a implantação de sinalização horizontal e vertical na via.

Com as duas alças prontas, inicia a modificação geométrica para a retirada da rotatória da Cohab, onde os condutores que trafegam na Avenida São Luís Rei de França, nos sentidos bairro/centro e centro/ bairro, vão poder passar direto em ambos os lados.

É aguardar e conferir.