Evoluir é a palavra de ordem da Educação Municipal de São José de Ribamar, na gestão Dr. Júlio. Nos últimos dois anos, o crescimento estrutural e pedagógico superou todas as projeções e expectativas. Com organização, planejamento e equipe qualificada, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), conseguiu dar um salto qualitativo no ensino da rede.

O grande diferencial da atual administração começou logo na pandemia, quando os alunos puderam ter aulas de forma híbrida pela internet e pela TV aberta por meio do programa ligados, o projeto foi um grande sucesso.

Com o objetivo de oferecer aos alunos e professores um ambiente adequado ao processo de ensino-aprendizagem, o Governo Municipal dedicou atenção especial às reformas, ampliações e construções de escolas, 114 unidades foram reformadas, climatizadas, e receberam novos mobiliários, 18 girotecas foram instaladas, mas não parou por aí, a prefeitura entregou duas novas escolas e uma creche. Existem 18 escolas que ainda estão em reforma. Além disso, uma creche e mais uma escola estão em processo de construção.

A alimentação escolar também é priorizada. A prefeitura pensou detalhadamente na assistência do educando e lançou o cartão merenda, um subsídio financeiro de R$50 que beneficiou 25.808 alunos e não parou por aí. Foi elaborado o manual para fiscalização das cozinhas e cardápio do lanche. Para garantir refeição saudável aos alunos dentro de suas casas, a SEMED em parceria com a Secretaria de Agricultura passou a distribuir os kits merendas, que são cestas com produtos da agricultura famílias.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que o poder público implemente um serviço que facilite a chegada do aluno à escola. Para cumprir essa orientação, a Secretaria Municipal de Educação oferece transporte escolar gratuito e universalizado para os estudantes da rede, hoje são 59 rotas, com ônibus, carros e vans.

As atividades pedagógicas foram potencializadas com Projetos como Curiar que oferece ensino em tempo integral e o Atitude, que visa nortear o aluno em suas escolhas para o futuro profissional. Nas férias os alunos puderam aproveitar o Curiar XP, que proporcionou momentos únicos para os estudantes que puderam visitar vários pontos turísticos da grande ilha. Sem se falar que a SEMED se dedicou ao busca ativa, para neutralizar a evasão escolar.

Os investimentos na educação também chegaram fortemente na capacitação dos nossos professores, foram ofertaras pós graduação a professores e gestores, novas contratações foram realizadas e foi lançado um seletivo que bateu recorde de inscrições.

Em São José de Ribamar os docentes são valorizados. Nos últimos dois anos, os educadores tiveram reajuste salarial que chegou a 50% e hoje o município paga o maior salário do Brasil.