Na noite da quinta-feira (10), a Academia Maranhense de Letras realizou evento em homenagem ao bicentenário do poeta Gonçalves Dias.

Além das homenagens ao poeta maranhense, chamou atenção algumas fotos onde o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), apareceu bem a vontade de dois adversários políticos, o ex-presidente da República, José Sarney (MDB), e o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD).

“A nossa Academia Maranhense de Letras comemorou 115 anos e fez bela homenagem aos 200 anos de GONÇALVES DIAS, poeta que marcou a formação da nossa Nação. Sempre lembraremos a genial Canção do Exílio”, destacou Dino, que pareceu sorridente ao lado de Sarney e do vice-governador e secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão (PT), que representou o governador maranhense Carlos Brandão (PSB).

Apesar de ter sido um árduo crítico do Grupo Sarney, muita das vezes extrapolando no tom, Dino acabou, por conveniência e necessidade política, se aproximando do ex-presidente e justamente por esse motivo a foto nem causou tanto espanto assim.

Diferente da foto ao lado do prefeito Eduardo Braide, que no cenário estadual é atualmente o seu principal algoz.

É bem verdade que Braide e Dino já estiveram juntos, tanto que enquanto foi deputado estadual, Braide chegou a comandar o maior bloco governista na Assembleia Legislativa no Governo Flávio Dino.

Só que depois da eleição de Braide para a Prefeitura de São Luís, quando o atual prefeito derrotou o consórcio de candidatos criados por Dino, o clima azedou de vez, tanto que de maneira infantil, o então governador Flávio Dino se recusou a parabenizar o prefeito eleito da capital do Maranhão.

Para as eleições municipais de 2024, Dino já tem se movimentado para tentar novamente derrotar Braide.

As imagens são tão emblemáticas que alguns já até acreditam que Dino tenha alcançado a maturidade política e compreendido que um eventual adversário político jamais precisa ser um inimigo e amanhã pode até se transformar num aliado.

É aguardar e conferir.