Em um marco histórico para a cultura musical brasileira, a Comissão de Educação do Senado Federal anunciou por unanimidade, a aprovação do Projeto de Lei Nº 81/2020, de autoria do então deputado federal, Bira do Pindaré (PSB). A medida visa reconhecer oficialmente São Luís do Maranhão como a Capital Nacional do Reggae, destacando a riqueza cultural e o papel fundamental que a cidade desempenhou na propagação e promoção desse gênero musical tão influente.

O Projeto de Lei (PL), que passou pela Comissão de Educação de forma terminativa, é um tributo à rica tradição musical do reggae e ao impacto que esse gênero teve não apenas na cultura local, mas também em todo o país. São Luís do Maranhão, conhecida por suas belezas naturais e herança histórica, agora será reconhecida oficialmente como um berço e centro de excelência para o reggae, consolidando sua importância no cenário cultural brasileiro.

Para Bira do Pindaré, essa aprovação por unanimidade é um testemunho do reconhecimento unânime dos membros da Comissão de Educação sobre a relevância do Projeto de Lei. “O reggae tem desempenhado um papel vital na expressão artística e na transmissão de mensagens de paz, amor, justiça social e conscientização em todo o mundo, e São Luís do Maranhão tem sido um ponto focal dessa influência no Brasil pois respira cultura e mantem a tradição em nossa capital”, destacou.

Com a aprovação do projeto, a expectativa agora se volta para a próxima etapa: a sanção presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido por seu apoio à cultura e diversidade cultural brasileira, terá a oportunidade de selar oficialmente São Luís do Maranhão como a Capital Nacional do Reggae.