O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta, na Cohab, foi todo revitalizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) e está pronto para a volta às aulas neste segundo semestre letivo. A escola estadual é um espaço voltado para o atendimento de estudantes superdotados, matriculados no sistema público de ensino do Estado e que possuem altas habilidades.

“A Sinfra executou uma reforma geral na escola Joãosinho Trinta, de forma a preparar todo o ambiente para bem receber os alunos e garantir espaços adequados para que eles desenvolvam seu potencial, conforme orientação do governador Carlos Brandão. Além, é claro, de oportunizarmos a construção do processo de aprendizagem e ampliar o atendimento, com vistas ao pleno desenvolvimento das potencialidades desses alunos”, explicou o secretário da Sinfra, Aparício Bandeira.

Os serviços executados pela Sinfra incluíram revisão geral da estrutura do teto, com substituição de telhas, ripas, caibros e terças. Também houve substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias, com troca de vasos, torneiras e cubas sanitárias.

A reforma incluiu, ainda, o revestimento cerâmico em pisos e paredes; polimento do piso industrial; recuperação e instalação de portas; colocação de forro; cerca concertina; pintura geral e revitalização dos pátios e jardins.

“O trabalho de revitalização feito pelo Governo do Estado na nossa escola foi muito bom. Todas as salas foram pintadas, o piso recebeu polimento, também houve reforço na segurança, com aumento do muro. Toda a comunidade escolar está muito feliz com esta reforma”, exaltou o gestor do NAAH/S, Fabiano Tajra.

O professor/mediador de Artes, Jorge Henrique Alves, destacou que a revitalização da escola auxiliará no trabalho desenvolvido com os superdotados. “Nossos alunos são um público desconhecido para a maioria das pessoas. Eles são muito especiais. Ter espaços lúdicos, seguros e organizados ajuda muito”, observou.

O professor ressaltou, também, que o trabalho na escola com os alunos de altas habilidades é desafiador. “São crianças e adolescentes que se destacam nas áreas intelectual, psicomotora, acadêmica, artes, liderança, que precisam ser estimulados para que desenvolvam suas potencialidades e não desperdicem seus talentos”, acrescentou Jorge Alves.

Saiba mais – O Governo do Maranhão oferta na escola Joãosinho Trinta um atendimento que tem a finalidade de possibilitar aos estudantes talentosos a oportunidade de desenvolver seu potencial, tanto para ampliar, quanto para aprofundar estudos de seu interesse, com autonomia cognitiva, pensamento crítico e autoconceito positivo.

A intenção do Governo do Maranhão é continuar fomentando a criação de políticas públicas que alcancem esse público e auxiliem no melhor desenvolvimento dessas habilidades especiais.