Nesta quarta-feira (02), o Conselho de Ética da Câmara Federal irá analisar os relatórios preliminares a processos contra nove deputados, entre eles o maranhense Márcio Jerry (PCdoB).

Entre as representações, há acusações de quebra de decoro, violência política e de gênero. Na reunião, os relatores devem sugerir a aplicação ou não da penalidade, o que também é discutido e votado pelos demais membros do Conselho de Ética. As punições podem variar desde censura verbal até a perda do mandato.

O processo contra Márcio Jerry foi apresentado pelo PL e tem como relator o deputado Ricardo Maia (MDB-BA) por quebra de decoro. Ele é acusado de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC). O caso também teria ocorrido durante audiência com Flávio Dino na Comissão de Segurança da Câmara. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram Jerry conversando perto do pescoço da parlamentar.

Ao se defender, Jerry postou o vídeo do momento e disse que a acusação é uma “fake news absurda”. O parlamentar afirmou que falou para a deputada respeitar o mandato de Lidice da Mata (PSB-BA). No vídeo, é possível ver que Lidice e Zanatta estavam discutindo durante um bate-boca na comissão.

Além de Jerry, estão na pauta do Conselho de Ética: Carla Zambelli (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG), José Medeiros (PL-MT), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Célia Xacriabá (Psol-MG), Fernanda Melchiona (Psol-RS), Talíria Petrone (Psol-RJ) e Juliana Cardoso (PT-SP). Clique aqui e veja os processos que cada parlamentar responde.

É aguardar e conferir.