Em um evento para marcar o Dia da Agricultura Familiar (25) e o Dia do Agricultor (28), o prefeito de Rosário, Calvet Filho, realizou durante a manhã da última quarta-feira (26), no Auditório do Complexo Ferroviário, um Encontro com Presidentes de Associações, Cooperativas e Sindicatos.

No evento, foram realizadas as assinaturas dos termos de adesão ao Fundo de Garantia Safra; aditivo de acordo de cooperação técnica da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer); de acordo de cooperação técnica entre o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e Rosário; e de doação de bens móveis entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Rosário. A Codevasf, junto da Prefeitura, realizou, ainda, a entrega de 18 kits de irrigação para sindicatos e cooperativas de agricultura familiar locais.

A atual gestão municipal realizou um grande marco na história da cidade, com investimentos de R$ 8 milhões em compras institucionais da agricultura familiar. Desde 2021 a Seagri segue realizando diversas iniciativas, como a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promovendo a entrega das cestas verdes, semanalmente, para cerca de mil famílias, contendo produtos advindos exclusivamente de agricultores locais.

A cerimônia aconteceu por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Seagri), e contou a presença do secretário de Valter Costa. O encontro foi finalizado com a visita do Agricultores às novas instalações do Hospital Municipal de Rosário, que está em fase de conclusão e será entregue em breve.

Para o prefeito de Rosário, Calvet Filho, medidas como essa são muito importantes para beneficiar a comunidade agrícola.

“Estamos aqui hoje realizando um grande marco com mais de oito milhões de reais investidos em compras institucionais. Recebemos vários relatos de agricultores que começaram com uma pequena plantação e hoje já possuem diversos funcionários os ajudando nas vendas. Isso é muito gratificante, saber que mudamos as vidas dessas pessoas, as levando a ter sua renda própria e seu pequeno negócio, além de trazer segurança alimentar e movimentar a economia da nossa cidade”, finalizou.