Na quinta-feira (27), a Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, inaugurou a nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sede.

O novo espaço possibilita mais conforto no atendimento aos assistidos. O CRAS presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias em situação de vulnerabilidade social.

As ações envolvem acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.

Para o prefeito Dr. Julinho, que participou da entrega dos equipamentos públicos, o novo prédio traz um atendimento digno para a comunidade que precisa do CRAS e para os servidores.

“O antigo Cras, que ficava no São Raimundo, era pequeno e só contava com 6 servidores, agora temos 11 servidores e um espaço moderno e adequado para atender a população com o conforto e a dignidade que eles merecem”, destacou o prefeito.

O Núcleo de práticas restaurativas também ganhou uma cara nova e agora conta com um espaço mais amplo para exercer sua funcionalidade com mais excelência, que é buscar a harmonia e o equilíbrio entre pessoas envolvidas em situação de violência ou conflito.

Na ocasião, também foi reinaugurada a Central de Atendimento do Cadastro Único, unidade responsável pela manutenção e fiscalização de diversos programas sociais que utilizam como base cadastral o CadÚnico do Governo Federal, como o Bolsa Família. O prédio que fica dentro da mesma estrutura do CRAS passou por uma reforma geral com direito a ampliação de algumas salas e novo mobiliário.

A secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, Gilvana Duailibe, explicou que o espaço oferece facilidade de acesso para atendimento à população e desafoga os serviços dos CRAS que até então atendiam a todas as demandas do CadÚnico. “O espaço foi totalmente revitalizado e agora os usuários contam com uma Central mais ampla que facilita o acesso do usuário ”, comentou Gilvana.