Durante reunião com governadores do Nordeste, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, anunciou que a Petrobras vai investir mais na Margem Equatorial, região considerada o “novo pré-sal” e alvo de embate entre ministérios.

O ministro-chefe da Casa Civil afirmou que a Petrobras vai intensificar investimentos e estudos na Margem Equatorial. A região, de mais de 2.000 quilômetros, vai do Amapá ao Rio Grande do Norte e fica próxima à linha do Equador.

“Temos outros desafios com a chamada Margem Equatorial, que pega desde o norte do Amapá até a bacia do Rio Grande do Norte, com investimentos e pesquisas que a Petrobras vai manter e vai intensificar, porque acena-se com a possibilidade de ali ser um novo grande reservatório de gás e óleo para o Brasil”, afirmou Rui Costa.

A Petrobras tentou explorar petróleo na região, mas recebeu uma negativa do IBAMA, em maio deste ano. O episódio abriu um embate no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deixando em oposição os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e a petroleira, chefiada pelo petista Jean Paul Prates.

O deputado federal Pedro Lucas (União), que tem defendido bastante a exploração pela Petrobras, iniciativa que trará muitos recursos para o Maranhão, destacou o anúncio feito pelo ministro Rui Costa.

“Em reunião com os governadores do Nordeste, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa⁩, destacou a importância da exploração petrolífera na Margem Equatorial para a região. Os governadores e as bancadas do Nordeste estão unidos nesse propósito”, ressaltou Pedro Lucas.

É aguardar e conferir.