Depois de se reunir com o ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, e o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado federal André Fufuca (PP) está em compasso de espera para assumir um ministério no Governo Lula.

Inicialmente, Fufuca, por indicação do PP, leia-se Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, assumiria o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), atualmente comandado pelo senador Wellington Dias (PT).

No entanto, a ida de Fufuca para o MDS travou, uma vez que o PT não quer abrir mão do programa Bolsa Família, que fica na tutela do ministério. O PP também não aceitou, num primeiro momento, assumir a pasta sem o Bolsa Família.

Nesta quarta-feira (26), surgiu a informação que Fufuca assumiria o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, atualmente comandado por Esther Dweck.

O Ministério da Gestão é considerado uma opção interessante para o Centrão por controlar uma série de cargos, como a Secretaria de Patrimônio da União, órgão administrador de imóveis do governo federal.

Caso Fufuca seja confirmado no Governo Lula, seria o quarto maranhense comandados ministérios no atual Governo Federal. Já estão na equipe de Lula, Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Juscelino Filho (Comunicações) e Sônia Guajajaras (Povos Originários).

É aguardar e conferir.