O deputado federal e presidente do PP, André Fufuca, depois de ter sido convidado para comandar importantes comissões no Congresso Nacional, entre elas a CPMI dos atos do 08 de janeiro, mas abdicar dos convites, o parlamentar maranhense tem seu nome cotado para assumir um ministério no Governo Lula.

A cada dia o nome de Fufuca ganha força e vai ficando mais perto de um anúncio oficial por parte do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na terça-feira (18), o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, se reuniu com membros da cúpula do Centrão no Palácio do Planalto. O encontro foi usado para estreitar laços com possíveis “ministeriáveis” e reforçar as negociações para a entrada de Progressistas e Republicanos no Governo Lula.

Entre os parlamentares que Padilha conversou estava André Fufuca. O encontro foi inclusive destacado pelo ministro nas suas redes sociais.

“Recebi o líder André Fufuca pra agradecer o apoio em votações cruciais pra economia do país”, disse Padilha.

A ideia inicial era que Fufuca assumisse o Ministério do Desenvolvimento Social, atualmente comandado pelo petista Wellington Dias. O desempenho do ex-governador do Piauí no Governo Lula é criticado até mesmo por petistas, mas Lula resolveu blindar a pasta, que é responsável pelo Bolsa Família, bandeira histórica do petismo.

Diante da situação, o Governo Lula vai debatendo o melhor caminho para a chegada de Fufuca na equipe. Uma alternativa poderia ser o ministério dos Portos e o de Ciência e Tecnologia.

É aguardar e conferir.