Nesta segunda-feira (03), os secretários estaduais de educação fecharam uma proposta com mudanças no Novo Ensino Médio ao Ministério da Educação (MEC).

O modelo atual está em vigor há dois anos, mas tem sido alvo de muitas críticas. Diante da situação, o MEC abriu uma consulta para debater o assunto.

Um dos pontos defendidos é a possibilidade de reduzir a carga horária das disciplinas optativas e aumentar as matérias básicas obrigatórias.

O secretário de Educação do Maranhão e vice-governador, Felipe Camarão (PT), esteve representando o estado maranhense e destacou o encontro.

“Entregamos hoje a representantes do Ministério da Educação, a proposta com ajustes na implementação do Novo Ensino Médio. Esperamos que os componentes curriculares importantes voltem a ter maior carga horária, que o ENEM seja ajustado ao novo modelo, que haja a adequação da formação inicial docente e uma maior compreensão dos itinerários formativos, bem como das eletivas, tutoria e projeto de vida. Agora, vamos aguardar os próximos passos do Ministério na esperança de que seja encontrado o melhor caminho para os nossos estudantes”, disse Camarão.

É aguardar e conferir.