Nesta segunda-feira (03), o Deputado Federal Aluísio Mendes (Republicanos), em entrevista ao Ponto Final, na Rádio Mirante AM, falou sobre a CPMI do dia 8 de Janeiro, da qual é autor da proposta e relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito.

“Estamos na segunda semana de trabalhos. Acho que a CPMI ainda está encontrando a forma mais equilibrada. A intenção da CPMI é apurar a verdade dos fatos, nós não podemos ter uma CPMI d oposição e da situação, não é esse o instrumento que a constituição estabeleceu. Eu discordo dessa questão de golpe, eu acho que era uma turma de baderneiros desequilibrados e de marginais que precisam ser punidos pelo que fizeram, mas também nós precisamos punir aqueles que se omitiram que tinham por dever de ofício fazer com que aquilo não prosperasse, que receberam as informações que não atuaram e aqueles que incentivaram, financiaram. E eu estou ali na coluna do meio para apurar aa verdade dos fatos e responsabilizar quem de fato tem participação naquilo. Por ação ou omissão”, afirmou Aluísio Mendes.

Aluisio também comentou o julgamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parlamentar entende que o julgamento foi mais político do que jurídico, mas que a direita pode sair ainda mais fortalecida para as próximas eleições.

O parlamentar também falou sobre a articulação do Republicanos para o próximo pleito. Aluísio Mendes destacou que irá se dedicar totalmente a esse propósito e adiantou inclusive que irá se licenciar do cargo no fim deste ano.

“Vou me licenciar do mandato em dezembro, vou abrir para a Mariana Carvalho, minha suplente, quatro meses de mandato. E nesses quatro meses (dezembro, janeiro, fevereiro e março) estarei full time trabalhando a estruturação do republicanos no estado do Maranhão para as próximas eleições. É importante, que eu tenho que ir a todos os municípios, conversar com as lideranças. E eu tenho certeza que o Republicanos sairá dessa eleição muito fortalecido e preparado para 2026”, disse Aluísio Mendes.

Ainda sobre as próxima eleição, para o executivo municipal em São Luís, o deputado afirmou que está em conversas avançadas com o prefeito Eduardo Braide e falou com confiança sobre a reeleição do atual gestor.

“Capital nós temos uma conversa muito adiantada com o prefeito Eduardo Braide. Hoje ele só conta com dois partidos consistentes para a sua reeleição, Republicanos e PSD que é o partido em que ele está filiado. E vamos trabalhar para ampliar essa base. E temos muita certeza que pelo bom trabalho feito pelo prefeito Braide em São Luís nós temos certeza que o povo de São Luís vai reconhecer isso e reconduzi-lo para mais um mandato”, destacou Aluísio.

Clique aqui e ouça a entrevista na íntegra.