Por conta dos festejos juninos, a CPMI dos atos do 08 de janeiro, nesta semana, realizará excepcionalmente sessões na segunda-feira (26) e terça-feira (27).

Vale destacar que as duas Casas do Congresso Nacional não terão sessões presenciais nesta semana em razão do período de encerramento das festas juninas pelo país.

No entanto, a CPMI decidiu manter as oitivas. Nesta segunda-feira, a CPMI tomará o depoimento de Jorge Eduardo Naime (ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF). Já na terça-feira, o convocado é o coronel do Exército Jean Lawand Júnior.

Divergências – O Globo apontou, no fim de semana, divergências de posicionamentos do presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), e da relatora e responsável pelo relatório final da apuração, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Os desencontros ocorrem a respeito da ordem de depoimentos, já passaram pela postura a ser adotada em relação ao comportamento de testemunhas e investigados e, especialmente, sobre o grau de afinidade com o Palácio do Planalto. Apesar de ambos integrarem legendas com assento na Esplanada, Eliziane é mais próxima ao governo — é uma das principais aliadas do ministro Flávio Dino (Justiça) —, e Maia emite sinais difusos.

É aguardar e conferir.