Os prefeitos de Santa Rita e Bacabeira, Hilton e Fernanda Gonçalo, respectivamente, participaram do encontro do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), no Palácio dos Leões e no Palácio Henrique de La Rocque, com o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Nas duas oportunidades, os gestores chegaram a discutir a possibilidade de implantação de um trem de passageiros ligando as cidades de São Luís, Bacabeira, Rosário, Santa Rita e Itapecuru-Mirim.

O projeto idealizado em 2017 pelo prefeito Hilton Gonçalo consiste em aproveitar os vagões do VLT comprados em 2012 pelo então prefeito de São Luís, João Castelo (falecido), e oferecer mais essa alternativa de transporte a quem precisa transitar na zona rural da capital maranhense ou chegar nas demais cidades da região metropolitana.

O projeto para instalação do VLT foi apresentado em uma reunião do CIM – Consórcio Intermunicipal Multimodal – com representantes da TransNordestina e Vale. O engenheiro Francisco Soares apresentou um esboço das paradas já existentes onde o VLT poderia passar. Sairia do Tirirical (km 0 da BR-135), passando por Aracanga (Maracanã), Piçarra (Pedrinhas) e Mandubé (Estiva), em São Luís. No continente a primeira parada seria em Rosário, onde já existe uma estação pronta e recém recuperada pelo IPHAN. Logo em seguida três estações finalizariam o percurso – Recurso, Carema e Piruaba – todas em Santa Rita.

A atual linha férrea da TransNordestina não possui parada em Bacabeira, mas pode ser incluída duas estações, uma em Periz de Baixo e outra próxima a sede do município, assim como outra em Itapecuru-Mirim.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que “estamos fazendo uma ampla releitura para ampliar as ferrovias no país”. A fala abre uma esperança para que o assunto venha ser discutido pelo Governo Federal.

Para Hilton Gonçalo, a linha férrea e os vagões já existem, resta apenas uma adequação para colocar o serviço em funcionamento em beneficiar milhares de maranhenses diariamente.

Hilton Gonçalo argumenta que que os atuais vagões do VLT teriam capacidade de atender 400 passageiros por hora, tempo estimado para fazer a ligação São Luís – Santa Rita.