Mesmo em meio a um julgamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que pode lhe tornar inelegível por oito anos, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), cogitou disputar a eleição do ano que vem, buscando uma vaga na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro.

A declaração foi dada durante evento do PL, em Porto Alegre-RS. Bolsonaro disse que não seria nenhum demérito disputar uma vaga de vereador em 2024.

“Estou pensando em ser candidato a vereador no Rio de Janeiro. Qual o problema? Não há demérito nenhum. Até vou me sentir jovem, geralmente a vereança é para a garotada. Em 2026, se estiver vivo até lá e também elegível, se essa for a vontade do povo, a gente vai e disputo novamente a Presidência”, afirmou.

Sobre o julgamento que vai acontecendo no TSE, Bolsonaro diz que espera apenas que respeitem a jurisprudência existente.

“Os precedentes, usando tudo o que foi colocado na mesa em 2017, são as chamadas ‘jurisprudências’… Quero ser julgado da mesma forma que foi julgada a chapa Dilma-Temer em 2017. Foi uma ação do PSDB, que foi julgada essa chapa, e eles não aceitaram novas provas. E querem fazer comigo agora botando na minha conta até o 8 de janeiro”, destacou.

Bolsonaro ainda fez um comentário que poderia explicar a celeridade do seu julgamento no TSE.

“Só como curiosidade, o presidente do TSE em 2026 será Kassio Nunes, que eu indiquei. A vice-presidência será do terrivelmente evangélico André Mendonça, que eu indiquei. As coisas mudam e será que essa mudança antecipa essa vontade?”, questionou.

O julgamento de Bolsonaro será retomado na próxima terça-feira (27), no TSE.

É aguardar e conferir.