Acontecerá nesta quarta-feira (21), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, a sabatina com o advogado Cristiano Zanin.

Zanin foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição ao ex-ministro Ricardo Lewandowski. O advogado responderá a perguntas sobre diversos assuntos jurídicos e políticos.

A indicação de Lula gerou polêmica pelo fato de Zanin ser o advogado do petista, inclusive nos processos penais da operação Lava Jato desde 2013.

Zanin não deve enfrentar problemas para conseguir o aval da maioria da CCJ, mas deve enfrentar questionamentos mais espinhosos, principalmente do senador Sérgio Moro (União-PR), que publicamente foi contrário a sua indicação, justamente pelo seu elo muito forte com Lula.

Os três senadores maranhenses – Ana Paula Lobato (PSB), Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) – integram a CCJ e devem votar favoráveis a indicação de Zanin.

Se aprovado na CCJ, a indicação de Zanin vai à votação no plenário do Senado, onde ocorre de forma secreta. Somente após esse processo é que Lula terá autorização para nomeá-lo à cadeira que ficou vaga no STF.

É aguardar e conferir.