Apesar de ser pré-candidato a Prefeitura de São Luís pelo PSB, o deputado estadual Carlos Lula, não quis, de maneira acertada, seguir as incoerências dos seus colegas de partido e também pré-candidatos a prefeito da capital maranhense – o deputado federal Duarte Júnior e o deputado estadual Yglesio Moyses.

Tanto Duarte quanto Yglesio optaram por criticar o investimento da Prefeitura de São Luís em atrações nacionais para o São João 2023. Os políticos entendem que seria um valor exorbitante, que deveria ser priorizado apenas as atrações locais e até chegaram a questionar a relação das atrações com o festejo junino.

No entanto, tanto Duarte quanto Yglesio foram criticados e cobrados pela falta de coerência. Uma vez que o Governo do Maranhão tem feito nos dois últimos carnavais exatamente o mesmo que está fazendo a Prefeitura de São Luís.

Carlos Lula, nesta quinta-feira (15), fez um discurso sem politicagem e buscando provocar efetivamente um debate sério sobre o assunto. Carlos Lula, acertadamente, disse que criticar apenas Braide pela iniciativa seria injusto com o prefeito.

A contratações de cantores que não são maranhenses, mas são cantores de renome nacional e até internacional, para os arraiais do Maranhão tem gerado críticas. Me parece que a crítica é, no mínimo, injusta da maneira que está sendo feita. A contratação de artistas de renome nacional acontece de maneira indistinta, não acontece só na Prefeitura de São Luís, mas também nas festas do Governo Maranhão. Eu acho que a gente tem que pontuar duas coisas que são fundamentais, que é questionar a forma com que se gasta dinheiro da cultura. Se a gente está gastando um milhão com cantor nacional, a indagação que tem que ser feita e a eventual crítica a se fazer é: a gente poderia estar gastando, investindo também um milhão, dois ou três em cantoras locais? E mais do que isso, pagar ao mesmo tempo, porque ninguém vem, cantor nacional, com pagamento a posteriori, é pago antecipadamente. Se é possível também adotar a mesma prática com cantores locais, que muitas vezes ficam meses aguardando o pagamento”, pontou muito bem Carlos Lula.

Esse sim é um discurso que pode ser levado a sério e com intuito de debater seriamente um assunto, não fazer mera politicagem com dois pesos e duas medidas.

Ponto para Carlos Lula.