O deputado estadual e pré-candidato a Prefeitura de São Luís, Carlos Lula (PSB), mesmo que indiretamente, mandou um recado ao seu colega de partido e também pré-candidato em 2024 na disputa pelo comando da capital maranhense, o deputado federal Duarte Júnior.

Ao ser questionado sobre as eleições da Prefeitura de São Luís, Carlos Lula, ao contrário do que Duarte sempre tem feito, assegurou que em primeiro lugar precisa existir o consenso e unidade do grupo político. Apesar de ser secretário-geral do PSB no Maranhão, Carlos Lula, destacou que tem recebido convites de outras legendas, mas que esse não seria, no momento, o melhor caminho.

“Sou um homem de grupo e de consenso, não gosto de resolver as coisas na força, tenho convites para disputar por outras legendas, mas não vejo esse como o melhor caminho agora”, afirmou Carlos Lula.

Sobre a reunião recente do PSB, Carlos Lula destacou o que ficou acertado com Duarte sobre o pleito de 2024 na capital maranhense.

“Foi a primeira reunião sobre as eleições de 2024 e estabeleceu estratégias, tendo como prioridade fazermos alianças com partidos que façam parte do Governo Lula. Sobre São Luís, vamos definir mais na frente, a eleição ainda não está na cabeça das pessoas, mas pactuamos, eu e o Duarte, que se estivermos no mesmo partido, que não for escolhido apoiará o escolhido”, disse.

Carlos Lula também entende que seriam necessárias, no mínimo, quatro candidaturas do grupo do governador Carlos Brandão em São Luís, para levar a eleição para o 2º Turno.

O ex-secretário de Saúde do Maranhão, afirmou que o PSB terá uma candidatura, que acredita que o presidente da Câmara de São Luís, Paulo Victor (PCdoB), seja candidato, e que o deputado estadual Neto Evangelista (União) também dispute a eleição. Faltando ainda uma outra candidatura para que a disputa chegue ao 2º Turno.

A declaração de Carlos Lula é um reconhecimento da força do atual prefeito Eduardo Braide (PSD), que buscará a reeleição.

Mesa Diretora – Sobre a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Carlos Lula disse que somente a reeleição da presidente Iracema Vale é um consenso, mas que os demais cargos ainda estão em debate.

“A chapa para a eleição da Mesa Diretora, biênio 2025/2026, ainda não está fechada. Deve ser fechada nos próximos dias, com calma e muito diálogo. O único cargo que existe consenso estabelecido é o da presidente Iracema, que deverá ter sabedoria para criar novamente um consenso para os demais cargos”, finalizou Carlos Lula, que defende uma alternância nos demais cargos para que mais deputados possam passar pela Mesa Diretora.

É aguardar e conferir.