Ao som do vibrante tambor de crioula Catarina Mina, o Arraial do Ipem, um dos mais tradicionais do circuito junino maranhense, abriu suas portas ao público neste domingo (4), dando início à programação oficial do São João do Maranhão 2023, o Maior São João do Mundo.

“Começamos o nosso São João com a abertura do Arraial do Ipem. Aqui tem comida típica, tem apresentações culturais, artesanato e um pouco de tudo. Eu convido você a participar da maior festa cultural do nosso estado”, disse o governador do Maranhão, Carlos Brandão, que prestigiou o primeiro dia de programação no Arraial do Ipem ao lado da esposa, a primeira-dama Larissa Brandão e do filho Gabriel.

Localizado no bairro Calhau, em São Luís, o Arraial do Ipem contará com uma gratuita e diversificada programação junina, com atrações diárias, até 9 de julho. O espaço dispõe de área exclusiva para crianças (Área Kids), dois palcos (principal GeoSpace e Alternativo), Barracão do Forró e vários espaços instagramáveis.

O local conta ainda com área para acessibilidade, área para soltura de bombinhas, barraca de tiro, área de restaurantes e muito mais. A gastronomia típica também está em alta na festa: são 24 barracas e três tendas para beneficiários do programa Mais Renda, 26 barracas diversas, 17 Food Trucks, 8 Bike Lanches, 5 restaurantes e uma Vila do Chopp.

“Inauguramos com o pé direito o grande e tradicional Arraial do Ipem. Muita alegria, muita festa, muita cultura e muita geração de emprego e renda”, enfatizou o secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda.

A noite de estreia teve ainda a animação do Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, cantora Thais Moreno, Boi de Morros, cantor Erick Andrade, Boi de Axixá e Boi da Maioba. No Barracão do Forró, os grupos Forró Bom Demais e Forró da Ilha levantaram poeira e não deixaram ninguém ficar parado