A frente da Prefeitura de São Luís se transformou em um grande arraial na noite da sexta-feira (2), quando o prefeito Eduardo Braide deu início às festas juninas de 2023 na capital. O público que lotou a avenida Pedro II pôde dançar e se divertir com as apresentações de grupos de bumba meu boi de sotaques variados. A festa deu aos presentes uma mostra do que será o “São João de São Luís” 2023, evento que vem cheio de novidades.

“Este ano teremos mais de 200 atrações locais que se apresentarão durante nosso São João que se estenderá até o mês de julho. Além disto, o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão terá muitas novidades, como o barracão do reggae. Também seguimos com o São João no Bairro, que já começou e, para dar o pontapé inicial desta grande festa preparada para nossa população e nossos visitantes, na porta da Prefeitura, que está em sua segunda edição este ano. Então, estamos levando esta alegria do São João a todos os cantos da nossa cidade”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, da vice-prefeita, Esmênia Miranda e de secretários municipais.

A noite começou com o Boi de Santa Fé (baixada), seguiu com as apresentações dos bois de Morros (orquestra), Maracanã (matraca) e Barrica. O tambor de crioula e o grupo de cacuriá que estavam na programação não se apresentaram devido às chuvas intensas que caíram no início da noite. “Quero agradecer ao prefeito Eduardo Braide que tem nos ajudado muito, nos prestigiado sempre. Isso é muito importante para nossa cultura”, disse o mestre Zé Olhinho, amo e cantador do Boi de Santa Fé.

Turismo em alta – A beleza, riqueza e diversidade da cultura popular de São Luís atraiu o casal Paulo e Roberta Freitas, de Belo Horizonte. “Eu vi pela mídia que São Luís tem o melhor São João do Brasil, então viemos passar estes dias aqui e aproveitar”, disse Paulo. “Festa junina sempre foi minha festa predileta e agora estamos aqui para conferir a de São Luís e estamos gostando muito, tudo muito lindo”, disse Roberta.

Estrutura e decoração – Como no ano passado, a decoração e a infraestrutura montados pela Prefeitura de São Luís para o evento foram pontos de destaque na noite de abertura. A fachada ricamente decorada com testeiras de chapéus usados por integrantes de bumba meu boi fizeram uma combinação harmônica com as fitas que desciam das janelas do Palácio La Ravardière. Também não faltaram os tradicionais balões de São João. Tudo muito colorido e alegre, como são as festas juninas de São Luís.

Para que os grupos pudessem se apresentar e o público tivesse uma visão privilegiada das manifestações, foram montados dois palcos, sendo um para os músicos e outro para os integrantes evoluírem suas coreografias. Uma estrutura de som e luz completou a parte de infraestrutura.

Para idosos e pessoas com deficiência, a Prefeitura de São Luís disponibilizou cadeiras próximas ao palco. Um intérprete de Libras esteve presente durante todo o evento, fazendo a tradução das toadas para o público, garantindo, assim, mais inclusão e acessibilidade.