O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), comemorou nas redes sociais a presença do presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, em terras brasileiras depois de oito anos.

Maduro participou de um encontro bilateral com Lula e depois participará de um encontro com outros chefes de estado de países da América do Sul.

“Estamos vivendo um momento histórico. Depois de 8 anos, o presidente Nicolas Maduro volta a visitar o Brasil e nós recuperamos o direito de fazer política de relações internacionais com a seriedade que sempre fizemos, sobretudo com os países que fazem fronteira com o Brasil”, destacou o petista.

Lula ainda ressaltou que a relação comercial entre os países precisa melhorar e que existe um preconceito muito grande contra a Venezuela.

“Nossa relação comercial já teve um fluxo de 6 bilhões de dólares, hoje é de 2 bilhões. Isso é ruim para a Venezuela e para o Brasil. Mas a relação entre nossos países também pode ser cultural, econômica, de troca de ciência e tecnologia, no combate ao narcotráfico em nossas fronteiras. O preconceito com a Venezuela é muito grande. Na campanha, havia muitos discursos contra a Venezuela. Diziam que o Brasil iria virar Venezuela, enquanto, na verdade, só queremos que o Brasil seja Brasil”, finalizou.

Também nas redes sociais, o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), fez uma postagem, mesmo que indiretamente, abordando a visita de Maduro no Brasil, lembrando um outro episódio.

Bolsonaro postou um vídeo de 2019, ao lado do então presidente dos EUA, Donald Trump, falando do apoio a venezuelanos em Roraima e da ditadura implantada na Venezuela.

“Participação Brasileira e Americana frente à ditadura venezuelana no combate à falta de liberdade, fome e ajuda humanitária em Roraima, local de acolhimento de refugiados no Brasil”, recordou Bolsonaro.

É aguardar e conferir, afinal o encontro de Maduro e Lula ainda terá desdobramentos.