Inicialmente, é preciso ressaltar que a crítica não é especificamente contra o ex-governador do Piauí e atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), mas sim a maneira como alguns deputados têm banalizado a importância de um título de cidadão maranhense.

Nesta quinta-feira (25), aproveitando uma agenda na capital maranhense, Wellington Dias receberá o título de cidadão maranhense, aprovado em agosto de 2022 pela Assembleia Legislativa do Maranhão, de autoria do deputado estadual Zé Inácio (PT).

Só que a homenagem, além de desnecessária, é injusta e ilegal.

Muitos, de maneira correta e equilibrada, vão se perguntar o que fez Wellington Dias pelo Maranhão para ser agraciado com tamanha honraria??? A reposta é simples: nada de relevante.

Pior é que nem mesmo para o agraciado a homenagem é importante, pois se assim fosse, não precisaria esperar quase um ano para receber o título de cidadão maranhense, aprovado, reitero em agosto do ano passado.

Se já não bastasse ser injusto e desnecessário para ambas as partes, a homenagem é ilegal. O Regimento Interno da Assembleia Legislativa estabelece que para receber o título de cidadão maranhense, o homenageado precisa ter residência no Maranhão de pelo menos dez anos e ter prestado relevantes serviços ao estado e aos maranhenses.

Além de não morar no Maranhão e mal vir aqui em eventos oficiais, Wellington Dias não fez nada de relevante para receber uma honraria dessa magnitude.

O que é lamentável é que milhares de pessoas que escolheram o Maranhão para morar, são maranhenses de coração, criam suas famílias nessa terra abençoada e ajudam o estado com o seu trabalho e impostos, não são lembrados para receber tal homenagem.

É uma pena que uma homenagem tão grandiosa como o título de cidadão maranhense esteja sendo banalizado, com homenagens injustas e ilegais, como essa a Wellington Dias.