Tudo caminha para que o Maranhão, proporcionalmente, seja o estado com o maior número de parlamentares na composição da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos atos do 08 de janeiro.

A tendência é que o Maranhão tenha três deputados federais – Aluisio Mendes (Republicanos), Duarte Júnior (PSB) e Rubens Júnior (PT) – e duas senadoras – Ana Paula Lobato (PSB) e Eliziane Gama (PSD) – na CPMI.

Dos cinco parlamentares, com exceção de Aluisio Mendes, todos são aliados do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

O ex-governador maranhense é um dos principais alvos da Oposição na CPMI, já que oposicionistas querem provar que Dino foi omisso e prevaricou no fatídico dia. Talvez exatamente por esse motivo é que o Maranhão será o estado, proporcionalmente, com o maior número de parlamentares na CPMI.

A CPMI deverá ser instalada na próxima semana e será composta por 32 vagas, sendo 16 senadores e 16 deputados federais, sendo que dos 32 parlamentares, cinco serão do Maranhão, todos titulares.