O Conselho Seccional da OAB/MA, nesta quinta-feira (18), definiu os seis nomes – três advogados e três advogadas – que integrarão a lista que será encaminhada ao Tribunal de Justiça do Maranhão para a disputa da vaga de desembargador através do Quinto Constitucional.

Os conselheiros escolheram os seis nomes entre os seis advogados e seis advogadas definidos por votação na terça-feira (16), pela classe advocacia do Maranhão.

Primeiramente o Conselho da OAB-MA definiu quem seria o nome que entraria na lista pela cota racial. Depois de duas votações, o advogado Hugo Passos obteve 40 votos, contra 27 de Diego Menezes e um voto dado a advogada Alessandra Belfort e Silva.

No entanto, Hugo Passos, que se autointitulou pardo, concorre com uma liminar, mas isso é assunto para uma outra postagem.

Na votação entre os demais nomes, foram escolhidos mais dois advogados e três advogadas.

Os dois advogados mais votados no Conselho da OAB-MA, foram: Flávio Costa com 50 votos e Gabriel Ahid Costa com 35 votos.

As três advogadas mais votadas no Conselho da OAB-MA, foram: Lorena Saboia com 53 votos, Josineile de Sousa Pedrosa com 51 votos e Ana Cristina Brandão com 44 votos.

Os seis nomes agora serão encaminhados ao Tribunal de Justiça do Maranhão, onde os desembargadores vão definir uma lista tríplice, de maneira indistinta, que será encaminhada para a decisão final do governador Carlos Brandão, que escolherá o advogado ou a advogada que será o novo desembargador ou nova desembargadora do TJ maranhense.

É aguardar e conferir.