O Governo do Maranhão deu início às obras de requalificação da MA-203, Estrada do Araçagi, nesta quinta-feira (18). Os serviços, que serão realizados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), têm previsão de 150 dias de conclusão, contemplando 14,7 quilômetros da via para garantir mais segurança viária e mobilidade urbana com a implantação de novos retornos de quadra, a realocação das paradas de ônibus, entre outros.

A primeira etapa da obra deverá ser entregue em até 90 dias, compreendendo intervenções em 3 quilômetros de estrada, com retirada da faixa exclusiva para coletivos, retorno das faixas de trânsito e realocamento das paradas de ônibus. Ainda nesta etapa, novos retornos de quadra serão implantados, totalizando 7.214 quilômetros de intervenções. Na segunda fase da obra, mais 7,5 quilômetros da MA-203 serão requalificados, somando 14.714 quilômetros.

Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador Carlos Brandão destacou que as obras de readequação da rodovia estadual estão sendo feitas após estudos técnicos do governo e discussões com moradores dos bairros do entorno.

“Estamos assinando a ordem de serviço para fazer a requalificação da MA-203. É um novo projeto para a avenida. Com isso, vamos melhorar o tráfego com os novos retornos de quadra, alterando o projeto do BRT, que vai ficar para ser feito mais à frente. Assim vamos atender melhor a população que vai para a Raposa, para os residenciais aqui do Araçagi, para São José de Ribamar e Paço do Lumiar, tendo um resultado a contento da população”, informou o governador Carlos Brandão.

Os serviços contam com investimento de R$ 11.894,976,35. As obras serão executadas pela MOB e Sinfra, contemplando um trecho total de 14 quilômetros e 714 metros que vai desde o ponto que se inicia na Controladoria Geral da União (CGU), seguindo até o Colégio Marista. Máquinas já estão no trecho para as primeiras atividades.

“É um momento muito esperado pelos milhares de moradores e quem trafega neste trecho. O governador Carlos Brandão havia se compromissado em dar uma solução a esta demanda das comunidades e estamos, agora, com toda satisfação, declarando a obra em andamento. Elaboramos o planejamento de serviço, após várias reuniões e criação de grupos de trabalho com associações de moradores de bairros e sociedade civil e temos esse feliz resultado. Nossas equipes e técnicos da Sinfra já executam as primeiras ações dessa intervenção, que trará mais fluidez ao trânsito e reduzirá acidentes, garantindo maior segurança a condutores e pedestres”, pontuou o presidente da MOB, Adriano Sarney.


Intervenções – A primeira etapa da obra contempla um trecho de 7,214 quilômetros de intervenções internas para implantação de retornos de quadra. Na segunda etapa, de 7,5 quilômetros, será feita a readequação do projeto de BRT, com a retirada das faixas exclusivas para ônibus. Com isso, retornam as três faixas de trânsito e as paradas de ônibus serão realocadas para a direita da via.

O projeto contempla, ainda, a implantação de novos sistemas de iluminação e sinalização; e abertura de uma quarta faixa de tráfego no trecho em frente ao Colégio Marista, estrutura que será exclusiva para o fluxo da unidade escolar, a fim de reduzir os engarrafamentos no local.

O titular da Sinfra, Aparício Bandeira, garantiu que ao fim dos trabalhos a população vai aprovar as melhorias. “Esta é uma obra importante e que trará muitos benefícios, resolvendo os problemas do tráfego na região, que ficará mais seguro e mais ágil porque todas as intervenções que serão feitas foram pensadas especificamente para a demanda de trânsito da região e discutidas com os moradores dos bairros do entorno”, afirmou.